terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Notícias

Ciência

        Quem não gosta de um bom filme de terror com Mortos - Vivos "Zombies" e muito sangue.

        A National Geographic lançou um artigo recentemente da autoria de Ker Than publicado em 27 outubro de 2010, sobre esta grande questão será ou não possível..


        Nos filmes de zombies 28 Days Later e I Am Legend, um imparável vírus varre como uma praga toda a humanidade, transformando as pessoas em monstros estúpidos com tendências canibais.

        Embora os seres humanos mortos não podem voltar à vida, certos vírus pode induzir a um comportamento tão agressivo como zombies, os cientistas explicam no novo documentário da National Geographic Channel "A verdade por trás dos zombies".


Cão com raiva


        Por exemplo, a doença da raiva é um vírus que infecta o sistema nervoso central, pode levar as pessoas a ser violentas e loucas, de acordo com Samita Andreansky, virologista da Universidade de Miami Miller School of Medicine, na Flórida.
Combine a raiva com a capacidade do vírus da gripe se espalhar rapidamente pelo ar, e você pode ter as qualidades de um apocalipse zombie.





Uma mutação do vírus da raiva é possível?

        Ao contrário do filme de zombies, que passam a ser reanimados, quase imediatamente após a infecção, os primeiros sinais de um ser humano com raiva são tais como ansiedade, confusão, alucinações e paralisia; não aparecem normalmente durante dez dias a um ano, como o vírus incubado no interior do corpo.
Uma vez que a raiva se estabelece, porém, é fatal dentro de uma semana, se não tratada.
Muitos vírus têm taxas de mutação natural elevada e constante mudança como um meio de iludir ou contornar as defesas do hospedeiro.


       Existem várias maneiras de mutações vírais que podem ocorrer, por exemplo, através de erros durante a replicação de cópias de genes ou danos causados pela luz ultravioleta.

       Mas para o vírus da raiva desencadear uma pandemia de zombies como nos filmes, ele também teria que ser muito mais contagioso.


       Os humanos normalmente ficam infectados com raiva após serem mordidos por um animal infectado, geralmente um cão e infecção geralmente pára por aí.Graças à vacinação de animais de estimação, raramente se regista o contágio de raiva hoje nos Estados Unidos, e ainda menos pessoas morrerão da doença. Por exemplo, em 2008, apenas dois casos de infecção por raiva humana foram registrados com os Centros dos EUA para Controle de Doenças e Prevenção.

       Um modo mais rápido de transmissão seria através do ar, que é como a propagação do vírus influência. Para ser transmitida através do ar, a raiva teria que "pegar emprestado" os traços de um outro vírus, como a gripe.
       Diferentes formas, ou estirpes, do mesmo vírus pode trocar pedaços de código genético através de processos chamado rearranjo ou recombinação, disse Elankumaran Subbiah, virologista na Universidade Virginia Tech.


Zombies


Projecto do vírus "Zombie" é possível?

       É teoricamente possível, embora extremamente difícil para criar um vírus da raiva e gripe híbrida utilizando técnicas modernas de engenharia genética, da Universidade de Miami Andreansky disse:

"Claro, eu poderia imaginar um cenário onde a raiva se mistura com um vírus gripe para receber a transmissão pelo ar, o vírus do sarampo para obter mudanças de personalidade, o vírus da encefalite para cozinhar seu cérebro com febre"para assim aumentar ainda mais a agressividade, "e coloque o vírus ébola para sangrar suas entranhas; combinando estas caracteristicas de vírus, obtêm algo como um vírus zombie".

Sem comentários:

Enviar um comentário